Tecnologias Japonesas

 

 

O Japão é uma das nações líderes nos campos da pesquisa científica, especialmente de tecnologia pesquisa biomédica. O Japão é líder mundial no domínio da pesquisa científica fundamental. Algumas das mais importantes contribuições tecnológicas do Japão são encontrados nas áreas de automóveis máquinas, engenharia,robótica industrial, óptica, semicondutores, metais. Japão é líder do mundo em produção e utilização de robótica, possuindo mais de metade de robôs industriais do mundo, usado para a fabricação.Produziu também o QRIO, ASIMO, AIBO.

 QRIO

 

QRIO ("Quest for cuRIOsity", nome original do Sony Dream Robot ou SDR) era para ser um robô bípede humanóide de entretenimento desenvolvido e comercializado (mas nunca vendido) pela Sony para acompanhar o sucesso de seu brinquedo AIBO. QRIO tinha aproximadamente 0,6 metros de altura e pesava 7,3 kg. O slogan do QRIO slogan era "faz a vida divertida, faz você feliz!".

Em 26 de janeiro de 2006, no mesmo dia em que anunciou a descontinuação do AIBO e de outros produtos, a Sony anunciou que iria parar o desenvolvimento do QRIO.

 

 ASIMO

 

 

ASIMO é um robô de 1,20 metros de altura e 52 quilogramas produzido pela Honda.  Em japonês, ASIMO é pronunciado “ashimo”, que significa algo como "também com pernas". A sigla ASIMO em Inglês significa Advanced Step in Innovative Mobility ou seja Desenvolvimento Avançado em inovações para Mobilidade. Ele pode andar em superfícies irregulares, virar-se, agarrar coisas e reconhecer pessoas através de suas cameras que funcionam como olhos. O ASIMO foi actualizado pelos engenheiros da Honda, que levaram 17 anos de trabalho em seu desenvolvimento, os quais o ajustaram de tal forma que agora o ASIMO pode correr, com movimentos mais fluidos, atingindo uma velocidade máxima de até 6,5 quilómetros por hora. A nova versão apresentada pela Honda em 11 de Dezembro de 2007, apresenta um sistema de comunicação que lhe confere a capacidade de trabalhar em equipe, partilhando informações e coordenando tarefas. Através do sistema de ligação desenvolvido, os robots partilham informações tais como a sua localização ou a tarefa que desempenham.

 

 

 AIBO

 

Aibo, o cão robô da Sony, não só interage com o dono como é capaz de amadurecer” com ele. Um software registra e trata os dados recolhidos pelos seus sensores, e produz reações apropriadas. Quanto mais acariciado for, mais alegre fica.

Surgido em 1999, o seu desenvolvimento e produção foram descontinuados em 2006, quando já ia na terceira geração. Embora tenha o aspecto de um brinquedo, trata-se de um robô sofisticado não aconselhado a crianças.

 Jaxa

Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) é a agência espacial do Japão, que realiza pesquisas espaciais, planetárias, de aviação e no desenvolvimento de foguetes, satélites. É um participante da Estação Espacial Internacional Módulo de Experiências Japonês(Kibo) foi adicionado à Estação Espacial Internacional durante voos do autocarro espacial em 2008. A empresa tem planos de exploração espacial, como o lançamento da Venus Climate Orbiter PLANET-C em 2010 no desenvolvimento da Mercury Magnetospheric Orbiter para ser lançada em 2013 e a construção de uma base lunar em 2030