Clima e Estações

 

O clima do Japão varia muito de um lugar para outro.

No norte, o Inverno (Fuyu) é frios e com neve. A temperatura pode baixar até –40ºC e os ventos frios da Sibéria e da Mongólia frequentemente causam grandes tempestades.

 No Verão (Natsu) as temperaturas são moderadas, que podem atingir 20ºC.

 As ilhas no sul do Japão, como Okinawa, são muito mais quentes, com temperaturas de, pelo menos, 30ºC no Verão e, no inverno, com temperaturas que dificilmente ficam abaixo de 15ºC.

Em Tóquio, os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos são frios, com temperatura de cerca de 5ºC. A maior parte das regiões do Japão tem quatro estações distintas. A chegada da primavera (haru) é marcada pelo florescimento das ameixoeiras e das cerejeiras.

Na primavera as previsões do tempo regularmente incluem as datas em que as flores aparecerão nas diferentes partes do país. Apreciar as flores das cerejeiras é passatempo popular. Muitas festas são feitas sob as cerejeiras floridas para celebrar a chagada da primavera. Este hábito é chamado hanami – apreciação das flores.

O período do início de junho a meados de julho é quente e bastante chuvoso.A estação das chuvas (tsuyu) é importante para a colheita do arroz.

O apogeu do verão (natsu) dura do fim desta estação chuvosa até meados de setembro. Exceto em Hokkaido, o tempo é quente e úmido.

À medida que o outono (aki) se aproxima, a temperatura cai e o ar se torna fresco e límpido. Esta é uma estação muito bonita porque o tempo é ensolarado e muitas árvores mudam de cor.

Durante os meses de inverno (fuyu), neva bastante no norte e oeste do Japão. Nestas áreas há uma grande variedade de festivais de neve. O mais famoso é o de Sapporo, em Hokkaido. São feitas esculturas gigantescas de neve e gelo, e vêm pessoas de todos os lugares do mundo para ver e participar.